Pessoas ainda usam senhas péssimas na Internet

Embora o mundo da tecnologia esteja sempre mudando, uma coisa continua a mesma: muitas pessoas usam senhas terríveis.

O SplashData, um desenvolvedor de software de segurança, divulgou sua lista anual das senhas mais comuns na internet. Mais uma vez, “password” (senha), “123456” e “12345678” são as três mais populares, nesta ordem.

A lista de senhas mais comuns é baseada em depósitos de arquivos de hackers. O SplashData observa que 2012 viu várias violações de segurança de alto perfil, incluindo Yahoo, LinkedIn, eHarmony e Last.fm. A empresa diz que libera sua lista anual para alertar sobre senhas ruins – e, bem provável, para promover seu software de gestão de senha, o SplashID.

Já é um começo

Além das habituais e simplórias “abc123″ e “qwerty”, a lista inclui a volta de algumas já conhecidas: “macaco”, “beisebol” e “sombra”. Algumas das novas entradas são mais inesperadas: “Jesus”, “ninja”, e “mustang” fazem parte do top 25.

Em uma nota mais encorajadora, “password1″ ficou em primeiro no top 25 este ano, então talvez as pessoas estejam aprendendo que a combinação de letras e números faz uma senha mais forte. (Agora elas só precisam trabalhar em não escolher a mais óbvia de todas.)

Soluções

Nós provavelmente estamos sendo repetitivos, mas, como escrevi no ano passado, uma senha forte contém letras, números e símbolos. Você pode usar frases curtas separadas por sublinhados caso esteja preocupado em lembrar uma longa sequência.

Além disso, tente não usar a mesma senha sempre, especialmente para contas sensíveis, como bancos e e-mail. Se tudo isso soa muito difícil, sempre há ferramentas de terceiros para ajudar, como o LastPass, 1Password, Roboform, eWallet, SplashID ou KeePass.

Você também pode configurar a autenticação de dois passos. Alguns sites permitem que você faça login por meio do Google ou do Facebook, usando-os como uma espécie de chave mestra, então a autenticação irá adicionar uma camada extra de segurança.
Site: IDG Now
Data: 26/10/2012
Hora: 9h30
Seção: Últimas Notícias
Autor: Jared Newman
Link: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/10/25/pessoas-ainda-usam-senhas-pessimas-na-internet/

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment. Click here to login