Líderes de TI têm papel fundamental na análise dos negócios

O mercado de TI vive mudanças drásticas com o avanço de cloud computing, Big Data, redes sociais e mobilidade. Em razão desse cenário, o papel do CIO na empresa tem se transformado, de acordo com o instituto de pesquisas de Gartner.

Segundo Ken McGee, vice-presidente e parceiro do Gartner, o perfil do líder de TI ganhou nova forma a partir de 1960. Na época, quando o mundo vivia os primeiros anos da indústria de TI, o chefe de tecnologia costumava ter a designação de diretor de Tecnologia da Informação. A partir de então, migrou para diretor de integração e depois Chief Information Officers (CIOs).

“Agora e nos próximos anos o CIO passa atuar como Chief Intelligence Officer. Ele tem de ajudar a entender os riscos no futuro, não somente estudar o passado, mas contribuir para a realização de análises preditivas”, relata McGee. O quadro fará com que companhias invistam ainda mais em tecnologias que contribuam para a inteligência dos negócios. O resultado é o aumento da competitividade e de receita.

Ele afirma que, em um primeiro momento, essa mudança será difícil de ser compreendida pelos profissionais da área. “Mas a indústria está em transformação e forças como cloud, outsourcing e software como serviço (SaaS), vão acelerar sua aceitação”, acredita.

O executivo arrisca dizer que em um futuro próximo, o líder de TI atuará de forma mais efetiva em inovação e por isso seu cargo poderá ser o de Chief Innovation Officer. “Hoje, mais de 70% do orçamento de TI é direcionado para manter a operação. Isso tem de mudar. O profissional que foca em inovação é mais bem-sucedido. Não é tarefa fácil, mas é necessária”,

 
Site: Computerworld
Data: 30/10/2012
Hora: 13h43
Seção: Especiais
Autor: Déborah Oliveira
Link: http://computerworld.uol.com.br/especiais/2012/10/30/lideres-de-ti-ganham-papel-fundamental-na-analise-dos-negocios/

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment. Click here to login