Cresce entre consumidores o hábito de avaliar produto na loja e comprá-lo depois pela web, diz IBM

Há uma tendência global de diversificação na forma como os consumidores adquirem produtos, seja pela internet, seja dirigindo-se a lojas física.

Eles estão cada vez mais propensos a comprar independentemente do ambiente (físico ou virtual), embora muitos encontrem-se ainda em um estado de transição caracterizado por dúvidas sobre atitudes futuras.

A constatação é de pesquisa da IBM junto a 26 mil consumidores em todo o mundo (confira infográfico abaixo).

O levantamento estudou oito categorias de produtos e identificou que as duas mais populares para compra online são eletrônicos e artigos de luxo, como joias e roupas de grife.

Os analistas constataram aumento do número de consumidores que avaliam os produtos na loja, mas realizam a compra pela internet. A tendência, denominada “showrooming”, gerou quase metade das compras online nas categorias abordadas.

Alejandro Padrón, líder de consultoria para o setor de varejo da IBM Brasil, diz que a interação entre real e virtual tende a crescer.

“É importante destacar que quase um quarto destes consumidores tinha intenção de comprar o artigo na loja, mas no final o comprou online devido, principalmente, a dois fatores: preço e conveniência”, diz ele.

Na avaliação do especialista, os varejistas devem tirar proveito dos avanços tecnológicos para auxiliar vendedores e consumidores e incrementar a experiência de compra, seja na loja, seja no site de e-commerce.

Entre os demais achados da pesquisa, a IBM destaca que 35% dos entrevistados não têm certeza se farão a próxima compra em uma loja física ou pela internet, e 9% estão prontos para realizar compras futuras online.

Dos mais de 80% que fizeram sua última compra em loja virtual (exceto produtos de mercearia), a metade está certa que voltará ao site na próxima compra.

 

Oferecemos soluções em lojas virtuais, e-commerce

Podemos auxiliar você a planejar, desenvolver e implantar seu projeto de e-commerce.

Fale conosco

suporte@gridweb.com.br

 

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment. Click here to login